sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Biografia II – O Cinema na minha vida.
Uns dois anos depois de ter conhecido meu chefe, o Yoman – o cara que me arrumou o emprego -, lançou um desafio para meu chefe e seu parceiro de desventuras: fazer um filme em Super 8. A obra se chamaria “O Gorila” e, além de mim, contaria ainda com um grande elenco. A história se passava numa selva tropical onde um galã (eu), um astronauta e um robô, eram designados para encontrar e matar uma fera: o tal gorilão. Para o papel principal: um gorila! O cara era meio passado... Tinha vindo dos EUA em 1966 e era movido a corda. Era grande, batia os punhos acorrentados no peito e emitia um grunhido esquisito. Já viram, né? Um boneco fajuto do King Kong. Ele fez o teste e, sem mais concorrências, ganhou o papel. Até que ficava bem na frente das câmeras. Tinha uma aparência assustadora e ainda sabia falar inglês. Eu, como disse, já estava escalado. Era eu e o resto. No papel do astronauta, um Astronauta. Feito pela Atma ou pela Troll, não lembro mais, o cara viria a se tornar um grande amigo. Embora não tenha ido muito bem no filme, acabamos grandes amigos e aprontamos algumas farras muito boas. Caladão, feito em plástico duro, o Astronauta não tinha lá muitas expressões. Lembro que o filme começava com ele chegando na tal selva. Grandes efeitos especiais para época. Acredito que, mesmo atualmente, ainda poderia fazer algum sucesso. O outro ator convidado era meio estrela – sem trocadilho. O Robô. Sujeito antipático. Japonês e movido à pilhas. Era muito mecânico nas representações. Mas a cena final do filme é por conta dele. O cara enfrenta o Gorila, leva uns cacetes e fica todo quebrado. Manja aquele clichezão? Herói mata o vilão e morre. Mas, no final, revive. Lembra um pouco esse filmezinho que fizeram agora: Wall-e. Esse pessoal da Pixar deve ter visto alguma coisa de “O Gorila”. Aí, pintou a inspiração, sei lá. Voltando ao Robô. Quieto, ficava na dele e não falava com ninguém. Logo depois do filme ser lançado ele se arrancou. Não ouvi mais falar dele... Vocês viram uma foto de divulgação antiga. A qualidade tá ruim, mas dá pra relembrar da galera. O Astronauta ainda mora no Rio. Pelo que soube o cara se aposentou e anda meio pancada. O filme foi lançado com sucesso. Várias sessões e uma exibição gratuita para a comunidade. Tinha fila pra entrar. O quarto-cinema comportava umas 10 pessoas. Foi uma semana inteira com o filme sendo exibido em sessões seguidas. Ah, o sucesso...

Um comentário: